Pré-História


É o período que compreende desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, por volta de 4000 a.C. O ser humano que viveu nessa época era um rude caçador e mais tarde se tornou um primitivo agricultor. A Pré-História é dividida em 3 períodos:
*Idade da Pedra Lascada: É o período mais longo de todos. O homem era coletor de alimentos e caçador. Vivia de modo simples. Era nômade (não tinha casa e mudava sempre de lugar). Morava em cavernas (homem das cavernas) para se proteger do frio da chuva e dos animais.
O clima mudou e surgiram os desertos, conseqüentemente a caça diminuiu. O homem, então, abandonou os lugares onde vivia passou a viver nos vales dos grandes rios e lagos, passou a ter moradia fixa (deixando de ser nômade).
*Idade da Pedra Polida: Desenvolvimento da agricultura. Passou a cultivar trigo, centeio, cevado e outros produtos.  Domesticou o boi, o cavalo, a ovelha e outros animais. Suas roupas eram feitas de fibras vegetais (linho e algodão). Usou o barro para fazer potes, panelas, bacias e outros utensílios domésticos. Construiu casas sobre estacas (palafitas). Utilizou o osso, a madeira e a pedra polida na fabricação de seus instrumentos e armas, mais aperfeiçoadas. Desenvolvimento da religião.
*Idade Dos Metais: O homem passou a usar metais (cobre, ouro e estanho) para fabricar instrumentos, ferramentas e armas. Surgimento do bronze e do ferro.

Retirado de: http://www.infoescola.com/historia/pre-historia/

Comentários

Postagens mais visitadas