HOMEM AMOR

Trague a fumaça, segure o cigarro.
Você fechou o braço com uma caveira mexicana?
Dia 14 de Janeiro, não tem como não amá-lo!
Sentado sem roupa e sorrindo na minha cama.

É coisa da data? Catorze me persegue!

Se soubesse que me tornaria um HOMEM AMOR,
Não sofreria por coisas tão poucas.
Teria visto o mar mais vezes, sorrido mais vezes,
Teria amado meus traços e meus contornos.
Teria sonhado em ser exatamente este ser humano.
Se soubesse que seria um homem decadente e satisfeito,
Eu teria me orgulhado da dor de dentro do meu peito,
Faria tudo menos direito, sem cogitar em ser perfeito,
Sendo exatamente a proporção que me foi dada,
Sem chorar, sem estragar mais nada!
Seria cheio das coisas que me preencheriam mais cedo,
Aprenderia a sofrer e a não precisar ter nenhum medo,
Por que não seria fruto de um produto já todo fabricado,
Seria um garoto mais feliz e amado,
Aprenderia a ler outra vida nos livros.

É coisa de nome? Quem sabe seria um Alberto Caeiro...

Somente hoje duas pessoas disseram:
“Seus olhos são maravilhosos!”
Somente nesta semana duas pessoas fizeram,
Votos secretos e muito poderosos.
Mas não é você, não é meu Homem Amado,
E fico apenas sendo mais um HOMEM AMOR,
Profunda dor,
Estou apenas sendo aquilo que eu sou.
Somente hoje pela manhã pensei em você duas vezes,
E de tarde você veio na minha cabeça quando escrevia,
De noite apareceu na minha memória para companhia
E me senti locado dentro deste universo.
E não me importava se a chuva tinha relâmpagos,
Se a minha história fosse feia,
Se este livro não vingasse,
Se o homem que eu fui morresse e não voltasse,
Por que você era um pensamento acolhedor,
E eu apenas mais um HOMEM AMOR...

Quatorze. 14.

Tinha uma roda gigante. Tinha um carrossel.
Tinha uma nuvem bem longe, enfeitando meu céu.
E tinha uma fruta madura suficiente para ser colhida,
Na minha árvore sagrada, semeada pela vida.
Chuva: vai embora!
Homem amado: sai daqui!
Me deixa ser apenas o AMOR.
Eu não quero mais ser tudo isso que sou,
Redigo o que acabei de falar.
É uma tragédia amar!
E amor fica tão bonito nos livros!

É coisa de livro? Quem sabe seja ficção!

Ele cansou de mim e da minha amargura.
Cansou de ouvir eu dizer que gostava de outro.
Pegou sua roupa e me chamou de louco.
Levantei da cama e apaguei o cigarro.
“Você tentou me matar com seu carro!”
Ele não deu bola. Disse que eu era dramático.
É coisa do nome? Errar um nome é sintomático!
Eu acho que acabei lhe tendo como apenas meu...
Logo eu, logo eu!
Um HOMEM AMOR que nasceu no dia catorze.

“Você pode também ser meu amor um dia!”
“Um dia? Não sou sua segunda opção!” eu disse.
Ele virou as costas e me deixou falando sozinho novamente.
Um HOMEM AMOR que está morrendo lentamente...
“Não me importo! Eu só sei lhe amar!”, pensei.
Acendi um céu de estrelas, tragando a fumaça do cigarro,
Eu vi você indo embora com seu carro,
Mas e daí? Ainda tenho os meus livros,
E gosto desta ficção toda.
Logo eu, logo eu!
Estou apenas sendo aquilo que eu sou:
Um amor de homem, um HOMEM AMOR.

By: Vinicius Osterer
Feito em 16 de abril de 2017.

Comentários

  1. Olá, Vinicius, como vai?

    Então em maio você está em outro momento... acabou a influência americana e as fotos coloridas. Espero ser apenas uma impressão, mas o amor mútuo não tem mais aquela imagem bonita, representada por corações vermelhinhos, não sei bem ao certo, mas parece tão negativo agora. O amor está personificado e está pra morrer - e isso preocupa. Tenho a impressão de que você tem abordado sua relação com outro ser masculino através de ângulos e pessoas diferentes... e vejo um abismo muito grande entre o homem e o amor e entre o próprio HOMEM AMOR também. Me parece que quem poderia ser íntimo, que convive contigo há anos, é distante; e quem conseguiria uma certa intimidade contigo, está se tornando distante. E parece que estes homens são os únicos responsáveis por esse desamor todo e você está apenas se permitindo não fazer muita coisa pra mudar a situação, está conformado. Só me parece. E só mesmo, pois as chances são altas de estar falando coisa nada a ver, já que estou vivendo uma confusão aqui também que tem me tirado a percepção mais "concreta" e até mesmo "realista" das coisas... mas enfim. Quero suas palavras a respeito das poesias de maio. Fazia tempo que eu não aparecia aqui e eu precisava ler umas palavras agradáveis pra momentaneamente me tirarem o foco dos problemas daqui.

    E não me esqueci do teu livro, só preciso de um pouco de paz e tempo pra poder apreciá-lo (e o fim do penúltimo semestre da faculdade também).

    Beijos e tenha uma ótima semana! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem! E com vc? Posso dizer que os textos deste mês estão muito carregados deste sentimento que carrego comigo a um bocado muito grande de anos, que é o de morte. Só me deparei com isso agora, depois de passar quatro horas para conversar com alguém e desabafar algumas das minhas dores. Quem sabe eu me enganei por muito tempo, tentando apagar a imagem da morte da minha mãe com textos e mais textos, poesia atrás de poesia, e acabei apenas escondendo meus sentimentos. E Maio é esta representação para mim. Quando ele está para chegar, junto com a mudança de estação tenho disso. Peço desculpa pelas palavras pesadas e negativas. Devo concordar com você. Meus amores estão distantes e tão próximos. E não posso romper este abismo que me separa da realidade vivida e a do papel. Não queria ter que fazer o que fiz mês passado, passando por alguns maus bocados, mas não venero a morte. Sou fiel a minha decadência, mas sou persistente, e não concordo comigo mesmo algumas vezes. Mas estou bem agora. Espero colocar palavras mais bonitas mês que vem aqui... Agradeço sempre sua visão das coisas, é limpa, sincera, e compreende recados que até mesmo minha percepção não me mostra. Acho que este HOMEM AMOR está aprendendo a amar outras coisas, deixando as pessoas para quem as compreende. E todo este processo só me fez aprender a amar a vida, dentro de todas as perspectivas possíveis. Espero que não se assuste com o andar da carruagem deste mês. Mas, todo o amor personificado acabou morrendo. Sempre existirão dias de glória, após a decadência. E estou neste carro, mas agora não como um passageiro. Tenho o controle sobre meu destino, com certeza que sem querer um dia irei chegar. E isto apenas está me bastando. Enfim, obrigado novamente por se permitir entrar neste universo tão estranho que é o meu. Lhe agradeço profundamente, por todas as palavras.

      Obrigado! Obrigado! Obrigado!
      Espero colocar mais coisas positivas e menos coisas ruins! :D
      Ótima semana para vc tbm!
      P.S.: ainda acredito naquele amor colorido e cheio de corações. Só não acredito mais na pessoa que me fez sentir tudo aquilo. Sei esperar, afinal não preciso de ninguém que não me queira, sou uma matéria inteira, e nunca poderei apenas ser uma metade!
      :D Bjos.

      Excluir
    2. Oi, tudo bem também, obrigada.
      Primeiramente: não peça desculpas, saiba que lido com o negativo a todo momento e não terei problemas em te ler assim. Seja você na escrita, é o que - me - importa ;)

      Bom, agora tenho uma justificativa sobre o que te acontece neste mês, mas sinto que fui um pouco desnecessária com a minha curiosidade e peço desculpas... É tão delicado quando faz menção à sua mãe que fico até meio sem jeito, desculpa mesmo.

      E que bom que está bem, espero que continue assim.
      Beijos!

      Excluir
    3. Muito Obrigado! Que isso, curiosidade alguma! Até quando partiu ela me deixou alguma coisa significativa, que é justamente a escrita. Comecei cm desabafos e acabei não conseguindo mais viver sem isso...
      Obrigado pelas palavras :D!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas