TOM

Um homem cheio de princípios, inícios e conclusões.
Que aprendeu ainda cedo com suas próprias decepções,

“Levante essa cabeça menino! Vai andar de cabeça abaixada?”

Dentro de uma vida de contramão,
Eu perco tudo, até meu chão,

“Que brincadeira mais sem gosto, não adianta encobrir o rosto”,
“Tira isso da boca menino, deixa que eu descasco para você”
“Me dê sua mão menino, me dê um abraço apertado”,
“A culpa não é sua menino! Você é um ser humano amado!”

Abri a caixa de tinta para cabelo, coloquei a mistura no pote,
Aquele mesmo pote verde que sempre uso.
Acordei de manhã com uma cobra dando um bote,
E não precisava aguentar mais nenhum abuso.

“Penteie esses cabelos garoto! Você precisa ganhar peso!”
“Deixa de ser assim garoto! Você sempre sai ileso!”

Procure o gato no quintal, arrume a cama,
Beije um belo rapaz que se porta como dama,
E coloque a roupa para lavar na máquina,
Separe as cores para não manchar as claras.

“Ninguém consegue jogar a comida no lixo?”
“Ninguém consegue limpar uma louça?”

Eu não consigo mais pensar sobre o seu vício,

“Feche a porta que ela não estava aberta!”
“Me deixa em paz, por favor! Me deixa em paz!”

E eu já vos alerto que era tudo da boca para fora,
Não queria que ninguém o levasse embora,
Nem que ele sumisse de noite e morresse,
Talvez fosse eu mesmo que merecesse,
Pagar com minha língua as palavras pesadas,
Por tantas vezes criatura tão desprezada,
Só era mais um simples gato da família?
Eu não posso escancarar meu peito sem o fato,
Por que hoje é um simples e singelo gato,
Mas amanhã o que será do meu dia?
Você merece uma poesia,
Você não merece menos do que o amor.
Brincadeira sem graça, eu sinto uma dor.
Por que nós somos tão iguais em anonimato,
E eu só queria sorrir sem enterrar o meu gato.

“Tire o uniforme, limpe o sapato!”
“Come toda a comida do prato”,
“Nós não podemos ficar com o gato!”

Nós não podemos é brincar com a vida!
Tom morto no fim do quintal...
Acenda uma vela em oração,
Para Deus que é a força da criação,
O homem não pode estar tão perdido,
Ser humano também é mulher, isso tem sentido,
Ser humano e homem não é masculino de gênero.

“Procure uma convicção, piazinho de merda tão efêmero!”
“Mas mamãe, meu gato está morto no quintal!”

Pegue uma pá e cave a cova.
Cubra até em cima com a terra revirada.
Você não pode pisar em uma terra estrangeira,

“Olha ali menino! Não diga mais besteira!”

Eu quero estampar a notícia da semana.
Procure o gato no quintal, arrume a cama,

“Levante essa cabeça menino! Você é um homem barbado!”
“Escrever não lhe garante nenhum ordenado”
“Você é louco e vive cheio de ilusões!”

Ponto. Um homem cheio de princípios e inícios. Perdi o Tom.

By: Vinicius Osterer
Feito em 17 de Fevereiro de 2017.

Comentários

  1. Oi, Vinicius, como está?
    Assim como Limon é aparentemente fictício, Tom também é? Ou me engano?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou bem e vc?
      Limon só tem outro nome... É minha Cacau (outra fruta) uhsuhshsh... Mais o Tom era meu gato... Estava sem Tom (felino) e sem tom e desafinado para continuar a sonhar, buscando respostas nas minhas velhas lembranças! :S É bom ter vários inícios, precisava de um ponto final. Aquele velho ditado, a gente valoriza o que perde... Mas tudo bem agora.:D

      Excluir
    2. Oi, tudo tranquilo, obrigada!
      Ah, que pena, Vinicius, de verdade. Não sei se a perda é recente ou não, mas quando li seu comentário automaticamente pensei no fato de ter pedido minha cachorrinha e meu hamster nesse ano que mal começou... E agora fico só nas velhas lembranças também :/ mas tá tudo bem agora também...

      Excluir
    3. Este ano parece não estar começando muito bem! :S Mas com pensamento positivo as coisas se resolvem um pouco, pelo menos dentro de nossas cabeças!

      Excluir
    4. Sim, principalmente pro meu lado aqui, só tem acontecido tragédias na minha vida... Já nem sei se dou risada ou se choro, mas enfim... É o que resta: pensar positivo. E o livro, como está?

      Excluir
    5. Lembre-se q as tragédias ás vezes são carregadas de lições importantes que devemos aprender... Quando acontecem agora comigo, tento ficar de coração pleno e me dar o tempo de chorar, de sofrer. Depois abro um sorriso, mesmo que não seja sincero... Percebo que não estou sozinho nesse caos, centenas de pessoas passam por coisas semelhantes todos os dias... Isso me deixa com o pé no chão, sentindo que posso mudar minha vida simbolicamente. E as mudanças gradativamente acontecem. Se puder lhe dar um conselho chore e sorria com a mesma intensidade, faz um bem danado, e não é feio estar triste! :D :D O livro já acabei... Queria tanto publicá-lo, com a minha alma... Mas tenho q esperar uns meses ainda, ver no que dá, inscrevi em um concurso, aí não posso divulgá-lo, coisas de edital. Mas se não for agora, vou aperfeiçoá-lo e tentar a sorte de outra forma! :D :D

      Excluir
    6. A penúltima tragédia por aqui, que foi minha mãe ter quebrado um dos braços, me trouxe muitas lições (que eu já deveria ter aprendido há tempos), por exemplo, aprendi a lidar com panelas de pressão. OK, brincadeira. Mas você tem razão, basta refletir um pouquinho e dá pra ver que boa parte das tragédias deixam algum ensinamento que levamos pra toda vida. Mas já acabou o livro? Como já cheguei a te falar, você produz bastante e em pouco tempo, meus parabéns! E que bom que se inscreveu, pois você tem tudo pra dar certo na literatura!

      p.s.: desculpa por fazer um chat na sua poesia de novo haha

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas