Não Me Ame

Não espere de mim algo que não posso lhe dar. Não posso curar suas feridas, não posso ser o brigadeiro de panela, a rosa vermelha na lapela, o sonho que você tanto idealizou. Espere de mim um amor cachoeira, daqueles que enchem os leitos dos rios e reviram as águas mais profundas da cabeça.
Não me ame pelo meu sorriso, nem pelo meus cabelos vermelhos, nem pelo que eu falo quando estou bêbado, quando estou desprevenido e acabo com fracassos nos olhos. Não me ame. Não me queira. Espere pelo meu amor colorido, que coloca cor nas suas memórias e fotografias antigas.
Não me ame pelo que não sou, pelo que sou, não me ame... Não queira terminar, nem começar, nem dizer que me ama. Diga: Sim, eu não te amo! Meu coração é fraco para palavras desnecessárias. Mas o amor é tão necessário na cadência de princípios....
Não me ame pela imagem que publiquei cheia de efeitos, não me ame pelo universo que criei, sou mais fundo, mais escuro e mais complicado. Não me ame pelo que você julga, não me ame pelo que você deseja, pela sua carência do fim da noite ou por uma conversa sólida e mais fundamentada. Não me ame por nada... Me deixa sem amor, eu te imploro!
Contragosto, contramão, contra tudo. Não ame onde eu existo no mundo. Não ame o que faço, o que não faço, o que deixo pela metade. Não me ame por caridade, não posso dar felicidade para alguém que me ama por coisa pouca.
Não me ame por uma gravata borboleta, por um texto de merda, por um momento passageiro e breve. Amar? Sim você deve! Mas não me ame, porque posso chorar com facilidade e não apenas quando descasco cebolas, para o molho do meu macarrão. Eu falo manso às vezes, em outras eu grito como um louco. Eu me apego facilmente, e não me contento com pouco: Tudo ou nada, o que você acha? Não me ame...
Aqui dentro do peito tem tanta gente, tem tanta coisa, tanto daquilo tudo que já fui. Tem um punhado tão grande de massa escura e maleável, um punhado de estrelas cadentes mortas, explodidas, encardidas, petrificadas, transformadas em poeira do universo, átomo indivisível...
Posso lhe dar um punhado de palavras, um punhado maior ainda da minha água subterrânea escondida no peito. Não precisa ser perfeito, nem santo, nem o pecado. Apenas olhe para meus olhos quando ninguém mais nem olha para o lado, vem e me diga:
- O que você tem aí dentro? 
Não me ame por conseguir fazer o que tantos fazem melhor por aí, não me ame por eu ter tentado cometer suicídio, nem por eu ter uma doença, por ter tanta paciência e acreditar nas porcarias que eu mesmo invento todo dia.
Não me ame como um objeto. E lembre de não me amar quando disser que seus olhos são lindos, que seu sorriso é interestelar, e seu universo maravilhoso. Não me ame no estado sólido, nem no líquido e gasoso.
Não me ame porcaria nenhuma. Se me amar talvez eu suma. Não quero amores do século passado. Nem amores para apenas me sentir amado. Quero amores das águas que não bebereis... Um amor cachoeira. Não ame a porcaria de um perdedor inveterado.

Dia 12 de Agosto de 2017, Vicenzo Vitchella.

Comentários

  1. Respostas
    1. Vini, como você tá?
      Ontem fui à casa do meu avô, que completou 97 anos justamente no dia 13/08, e reuniram todos os parentes possíveis... Eu tenho problemas em lidar com pessoas, ainda mais quando são muitas e parentes, e fiquei retirada na calçada lendo tuas poesias, que foram ótimas companheiras, eu diria até que foram as melhores (eu até poderia usar "excluída" ao invés de "retirada", mas felizmente tuas palavras não me permitiram a exclusão no sentido literal)... Enfim. Cheguei a uma altura da tua obra que fiquei bem triste (?), talvez influenciada pelo o que estava acontecendo ao meu redor, mas na reta final me deu uma sensação boa e animadora. E me bateu um alívio também ao encontrar forças para aturar o resto do domingo quando li "Vá Para a Merda". Eu poderia tranquilamente eternizar todos os versos e rimas de "Casa Vazia" em mim e "O Homem Que Eu Visto" me fez pensar muito sobre as coisas que nós ocultamos (ou pelo menos tentamos ocultar) e com o que as ocultamos - e tenho feito muito disso há uns bons anos. Esses três chamaram minha atenção, mas nenhum se compara aos que menciona tua mãe... Com todo o respeito: a cada "mãe" que aparecia diante de meus olhos, eu me lembrava dos escritos sobre ela que tive oportunidade de ler no outro blog e acho que estas três letras nunca me tocaram tão profundamente como as que constam em teu livro.

      Obrigada por escrever e compartilhar, é sério.
      Beijos.

      Excluir
    2. (desculpa, não era pra ter ficado tão grande assim)

      Excluir
    3. Fico muito feliz!!! Feliz msm... Tô chorando aki... Peguei esse pequeno hábito e não o deixo uhshususu desde q descobri poesia na vida. Mas fico muito agradecido por estas palavras... Feliz msm... Eu nunca pensei q algo assim pudesse servir para outra pessoa... Fico muito agradecido. Reuniões de família ainda são um problema para mim, ainda mais agora q resolvi expor que escrevo há alguns anos... Nunca fui bom em falar com estranhos, terceiros e familiares. A dor sempre estava oculta. Hj gosto disso, não dar tudo o que penso aos outros. Guardar dentro do meu peito algumas coisas, e abraçar e saborear algumas palavras só para mim... Fico feliz pela parte da mãe, pois em meu dicionário mãe é poesia, é vida, resiliência. Minha mãe me deu a vida, a poesia, e os melhores sentimentos do mundo. Me ensinou cedo o que era amar e o perdão... Pena aprendi só do ano passado para agora. O Arcano 21 foi um ciclo me sentindo deslocado de tudo até perceber que era o deslocado porque estava com as pessoas erradas. Busquei no mundo o raso, acabei molhando apenas as canelas. Agradeço muito. Bjos e Boa Semana. Quando precisar dê um grito! Obrigado por me fazer chorar (e isso não foi ruim). :D :D

      Excluir
    4. Tuas palavras serviram, servem e servirão para muitos ainda que tiverem acesso a elas... Citei apenas alguns dos escritos que me marcaram, pois há outros (que não me recordo o título) cujos versos ainda estão flutuando em minha mente. Creio que nunca terei a tua coragem de expor e assumir o que escrevo/penso, pois eu não aguentaria as consequências, mas o fato de você ter feito isso é como se eu tivesse feito, sei lá, considero uma ação solidária por sua parte, de certa forma... Concretizar publicamente os pensamentos e sentimentos dos que não têm essa capacidade. Só me resta te agradecer e parabenizar sempre e sempre.

      Beijos e boa semana pra ti também! 💕

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas