Delírios Literários

Assim como tudo na vida, minha literatura vive cheia de seus altos e baixos. Tem dias que levanto, coloco a roupa de desgosto e cada nova linha é uma miséria de palavras, de frases e orações. Tem dias que pelo simples fato de abrir os olhos a poesia está para todo lado. Não foi tão diferente assim nos dias que padecia de uma inflamação intestinal crônica, e contava os dias esperando que tudo acabasse.
E são estes poucos e intensos delírios literários, que temos quando estamos febris da ânsia de vomitar palavras pelos dedos, que me preenchem. Que fazem minha matéria não ser mais um punhado de átomos e todas essas coisas físicas e químicas que cansamos de estudar no colégio.
E lendo hoje Fernando Sabino e sua crônica: “Roteiro de Hong-Kong” me deparo com a mesma situação de 2012. Uma cama, febre e um delírio. Com menos chineses e pessoas orientais. E muito, mas muito menos valia literária e de grafia. Mas significativa para mim, libertadora de fato. Ali pensei: "essas palavras são uma droga! Quem é que escreve com quarenta graus de febre uma coisa deste tipo? Uma coisa ridícula destas? Eu quero poder escrever outras palavras, com algo a mais do que simples sentimentos reprimidos." E parti, um dia depois do outro, conhecendo outros escritores e permitindo errar onde tantos já erraram. Errando hoje também, publicando esta bosta.
Uma mesa como da Alice no País das Maravilhas, com muitas pessoas e seus ternos, senhoras de vestidos longos e homens mascarados, não me parece um delírio. É coisa de uma mente sonhadora, de um garoto com seus 19 anos, esperando a morte em uma cama. Esperando o tão aguardado fim do mundo de 2012. Delírios, delírios, delírios...
Não tenho uma máquina de escrever e também não sou uma máquina! Tem dias que preciso parar, pensar e por a minha cabeça em dia. Mas desde lá tenho apenas uma convicção: é hora de revolucionar com o chá. Olhar para nada não significa ver menos. E nem ver mais. Me passa a manteiga?


Hora de revolucionar com o chá.
Sentados em uma mesa vendo o mundo acabar.
Passe-me um pouco mais de manteiga,
Eu gosto do meu pão com algo a mais pra não engasgar,
Nunca pensei que seria interessante,
Ter uma febre pra poder delirar.

Quero algo que me faça acreditar,
Que vale mesmo a pena viver,
E não fingir a existência e sonhar,
Que um dia tudo pode acontecer.
Agora eu entendo o que é tentar.
Mesmo no fim poder nunca parar.

Essa merda foi feita para não se publicar,
Pelo dia e o momento que passei na madrugada,
Mas a minha criatividade foi pouca para elaborar,
Algo mais propício para essa fachada.
Hora de revolucionar com o chá.
Sentados em uma mesa olhando para o nada.

(Hora do Chá - 2012 - O Diabo Vespertino e a Loucura - Vinicius Osterer)

Comentários

Postagens mais visitadas