A Ressurreição do Sol

Poesia "Choveu"

A inspiração cinzenta que corre como uma lebre,
Em uma Paris de outro tempo tão alegre,
Tão alegre e tão cinzenta,
Tão férrea e com tormenta,
Abro o meu guarda-chuva, acendo meu cigarro,
Onde foi que estacionei o meu carro?
Seja como for vou a pé,
Caminhar pela Champs-Élysées,
Olhando de frente aquela roda gigante.

Eu acho que não sou o Cabaré,
E muito menos estou em Paris.
Estou na cinzenta cidade do meu coração,
Cheia de ruas e casas desabitadas,
Com monumentos erguidos aos amores que passaram,
E com pontes sobre todos os rios em que chovi.
Ainda bem que choveu,
Já estava cansado de chover sozinho.
Talvez também choveu em Paris.

Choveu na entrada do cinema,
Sobre a cabeça de todos os que saíam da sessão.
Choveu rios e trovoadas,
Sobre a minha cabeça e sobre meu coração.
Mas eu tinha um guarda-chuva, acendi meu cigarro,
Entrei correndo dentro do carro,
Cheguei em casa com a roupa meio molhada.
Comi a sopa e matei a charada:
O mundo dá voltas, relaxa!

Eu quero falar, sem tarjas, com meus trocados,
Minhas poucas moedas e dentes amarelados.
Se for para Londres e entrar em um trem,
Fugindo da polícia renascendo em Belém,
Como um Jesus Cristo do século vinte e um.
Qual é a cor? Cor de Big Bang nenhum,
Cor de uma chuva de raios de Warhol,
Pequeno Andy, você vê a lebre cinzenta?
Ela correu, ela correu e se enfiou em um buraco!

Se somos animais, por que não amamos desta forma?
Nos consideramos racionais,
Mas amamos por convenções ou normas...
Não preciso amar alguém para dar amor...
O amor está na vida como a cor está na flor...
Até mesmo o preto e branco é uma tonalidade.
Meu guarda-chuva de sobriedade,
Quem sabe estou lendo muitas histórias patéticas,
Com cores e animais falantes,
Xarope de groselha, xícaras cantantes,
Essa coisa toda ambientada no meu Cabaré.

Eu acho que não sou o Cabaré,
E muito menos estou em Paris.
Estou na cinzenta cidade do meu coração,
Com suas adversidades e meu humor de cão,
Ah o amor!
Por mais cor e amor por favor!
Onde foi que estacionei o meu carro?
Seja como for vou a pé,
Caminhar pela Champs-Élysées.

By: Vicenzo Vitchella

Feito em 31 de maio de 2017.

Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Atualmente não estou em condições de entender muita coisa, então o moço poderia me explicar sobre o vídeo? Tentei estabelecer umas relações com o poema, mas falhei na conclusão (afirmo com absoluta certeza que o problema está em mim). Só sei que tenho gostado das manifestações do mais novo - e querido - Vitchella.

    Beijos!
    p.s.: ah, pode retirar o blog das tuas recomendações se quiser, pois ele não existe mais ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem e com vc? :D
      O vídeo surgiu como um complemento de ideias, parecia ser essencial promover esta poesia com alguma imagem colorida e vibrante, algo simbólico para mim. Quem sabe nem eu mesmo compreenda (estava aqui dentro e quando vi já estava ali, tudo anteontem)... Quis publicar este por primeiro, mesmo sendo pouco produtivo mês passado, porque acho que achei a minha poesia essencial, categoricamente na medida exata. Nem tão doce para cegar a minha visão e nem tão amarga para azedar meus pensamentos. Dei para mim um tempo de luto. E a lebre cinzenta das minhas ideias acabou voltando. Mais forte e confiante, deixando de lado o "Eu Sou" para o "Nós Poderemos Ser". Talvez não tenha que lutar por uma única cor, talvez eu sou todas as cores do mundo!

      Obrigado por suas palavras, espero e desejo que esteja bem.
      P.S. Eu acabei vendo na minha lista de leitura que não tinham mais suas palavras. Espero que consiga desvencilhar-se de seus problemas e barreiras e volte um dia a publicar. Sua palavras são inspiradoras e suas perspectivas muito belas, sem rimas mas cheias de poesia pura...

      Bjos e Bom Fim de Semana! :D :D

      Excluir
    2. Oi, tudo bem também, obrigada!
      Hummm, então virão mais vídeos? Achei interessante a ideia, gostei do efeito que este trouxe ao poema, parece que ele deu mais vida às suas palavras.

      Obrigada pelas palavras, tenha um ótimo fim de semana também e que ele seja bastante inspirador!

      (Ah, esqueci de mencionar no comentário anterior: você é lindo haha 🤗)

      Excluir
    3. Estou cogitando a ideia de mais videos... :D
      Tenha um fim de semana inspirador tbm!!! E obrigado pelo elogio, mas é apenas um punhado de efeito husuhsuhhusus! :D

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas