Demagogia do Caos

Você poderia me perguntar: Porque você escreve? Porque você é feliz?
Eu poderia lhe perguntar: Porque motivos não fazer? E porque não ser?
Que tal achar as soluções em vez dos problemas, o que você me diz?
Um dia parei para pensar e então comecei a perceber...
Dentro de todo caos existe uma ordem de grandeza matemática,
Maior do que as coisas que poderiam ou não acontecer,
Se isso tem haver com física, biologia ou estática?
Eu não sei, para mim esta pergunta é difícil de responder.
E se eu errasse nos mesmos erros eu teria resultados diferentes?
E se acertasse nos mesmos acertos a minha vida seria vulgar?
O que se passa dentro de nossas próprias mentes,
Quando resolvemos achar uma solução cabível e mudar?
Se uma borboleta pode gerar um grande tornado,
Apenas batendo suas assas de alguma forma diferenciada,
E se todo dia temos o poder de mudar o não mudado,
Obtendo outra equação matemática com ordem alterada,
Por que não partir e se jogar para escrever a nossa história?
Mudar as consequências com um pouco mais de soluções.
Então acordar em uma manhã dourada e cheia de glória,
Que domina no mundo inteiro todas as mentes e corações,
Como um canto ou um hino que não se anuncia,
Pois em todo caos existe uma ordem e uma escolha,
Por que motivos eu não vou fazer minha própria alegria,
Dentro de um círculo ou espiral que não me encolha?
Sem que me diminua ou me deixe para baixo,
Sem um sentido literal de uma demagogia barata,
Dentro de um texto bem pessoal que eu me encaixo,
Em águas marítimas onde eu sou um pirata.
Eu não quero ser o mesmo todos os dias e me esquecer,
De todas as causas e consequências que me trouxeram aqui.
Se hoje eu me chamo de homem é por que crescer,
Foi a melhor coisa que já me aconteceu ou que eu vivi.
Há mais pessoas barulhentas e bem mais barulho,
E não existe mais a apreciação por períodos nublados.
E há muito mais prazer e tesão em se ter orgulho,
De viver a precisão dos caminhos que já foram trilhados.
Onde está o risco de se perder um pouco mais?
Onde estão as teorias que não existem?
Vivemos dentro de nossas demagogias animalescas irracionais,
Reclusos, obscuros e com intenções que ainda insistem,
Em regrar apenas o que é certo e esquecer de todo caos,
Acreditando em uma política incerta que não leva a nada.
Não estou colocando a minha fé sobre a humanidade dos maus,
Apenas restituindo um direito de errar em uma jogada,
Mas não ser um perdedor ou um mal ganhador,
Saber exatamente quais foram as causas e consequências,
Dominar todo o gosto das facetas de uma dor,
Para ganhar a Teoria do Caos em minhas experiências.
Um dia parei para pensar e então comecei a perceber...
Por que eu não posso errar? Ou por que motivo me entender?
Eu posso todo dia mudar aquilo que vai me acontecer...
É a Teoria do Caos em um conceito que não podemos esclarecer.
Você poderia me perguntar: Porque você escreve? Porque você é feliz?
Eu poderia lhe perguntar: Porque motivos não fazer? E porque não ser?
Se dentro de uma tragédia eu não aprendi e não fiz,
Como espero que as coisas possam me acontecer?

By: Vinicius de Góis
Feito em 28 de Janeiro de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas