Minha Mãe Plantou


Os livros de biologia do ensino médio, são metódicos e estáticos,
Nada dinâmicos e as vezes assintomáticos,
Como o amor que brota do asfalto,
Na flor da poesia de Drummond.
Rita, fazendo drag com história,
Minha mãe plantou lírios e agora
Estão verdes como os sonhos do menino
Que andava de salto das três às cinco,
Depois de lavar a louça de casa
Enquanto a mãe lavava na casa de algum estranho.
Lírios no canteiro, minha sobrinha crescendo...
Meu sobrinho que acabou nascendo
O pisciano da família...
Ele sonha dormindo, como o mundo sonha buscando curar
A ansiedade de ficar em casa isolado.

“Não bate o rodo  nas flores...” eu digo para minha sobrinha!
“Minha mãe plantou” então penso.
E as flores ficam amassadas, como a minha cara
Que não tiro do travesseiro, ficando em casa
Destronando o capitalismo,
Coroando o vírus, extinguindo o gado
Empilhando...
Covas rasas para enterrar o discurso político e econômico,
Somar dados numéricos e estatísticos 
Calcular o valor dos anos restantes, de todas as vidas em quarentena:
Milhares de vidas. Calculado.
Lavei as mãos! (E estou correto).

Se minha mãe plantou está plantado.
Não vou ler sobre o mundo,
Hoje acordei sendo a Barbie Jardineira...

By: Vinicius Osterer
Feito em 20 de abril de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas